Os 10 peixes mais saborosos para comer e as 10 melhores formas de os preparar
O peixe é uma das formas mais saudáveis e leves de consumir proteínas, e muitos países introduziram regulamentos mais rigorosos para manter práticas de pesca sustentáveis. Todos os tipos de peixe são muito saborosos e a maioria pode ser preparada rapidamente, o que é ideal para pessoas com horários ocupados. Já experimentou todos os peixes desta lista?
1. Salmão
O salmão é um dos peixes mais saborosos que se pode comer, graças ao seu teor naturalmente elevado de gordura. O salmão também contém ómega 3, tem uma textura sedosa e um sabor de peixe mais equilibrado do que outras espécies.
2. Halibute
O alabote é um peixe branco com uma textura firme e carnuda. Encontra-se geralmente nas águas frias da Escócia, Noruega, Islândia e Terra Nova. É uma excelente fonte de proteínas, ómega 3, selénio, niacina e magnésio. O alabote pode ajudar a manter o coração e o cérebro saudáveis e a combater a inflamação.
3. Bacalhau
O bacalhau é um peixe grande que vive nas águas frias dos oceanos Atlântico e Pacífico, geralmente perto do fundo do oceano. O bacalhau é uma excelente fonte de proteínas magras, ómega 3, iodo e vitamina B. O consumo regular de bacalhau pode contribuir para a saúde do coração, a função cerebral, a regulação da tiroide e ossos fortes.
4. Atum
O atum encontra-se em quase todo o mundo, pois existem cerca de quinze espécies diferentes. O melhor atum para comer é geralmente o albacora, que tem um sabor suave e um elevado teor de ómega 3. O skipjack também é uma espécie popular, pois é uma opção sustentável e com baixo teor de mercúrio.
5. Mahi-Mahi
O mahi-mahi é um peixe que se encontra nas regiões temperadas, tropicais e subtropicais do mundo. Prefere temperaturas quentes e permanece geralmente à superfície do oceano. O mahi-mahi tem todos os benefícios habituais de ómega 3, vitamina B, selénio e é uma boa fonte de proteínas magras.
6. Truta arco-íris
A truta arco-íris é um peixe de água fria originário do Oceano Pacífico, mas cujas populações de água doce foram naturalizadas nos Grandes Lagos. A truta arco-íris foi descrita como tendo um delicado sabor a nozes e o seu consumo regular contribui para a saúde do coração e do cérebro.
7. Arenque
O arenque é um tipo de peixe que se encontra geralmente em águas temperadas e frias, nomeadamente no Atlântico Norte e no Pacífico Norte. O arenque é considerado rico em nutrientes, vitamina D e ómega 3. Diz-se também que contém menos mercúrio, o que o torna uma opção mais saudável.
8. Peixe-espada
O espadarte encontra-se nas águas tropicais e temperadas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. O espadarte é um peixe de grandes dimensões, o que o torna mais suscetível a níveis elevados de mercúrio, pelo que deve ser consumido com moderação. No entanto, contém minerais essenciais como o selénio e a vitamina B12, que são bons para a saúde do coração e dos ossos.
9. Peixe-gato
O peixe-gato encontra-se em todos os continentes, exceto na Antárctida, e vive tanto em água doce como em água salgada. O peixe-gato contém vitamina B12, vitamina D e minerais como o selénio e o fósforo. Também é considerado pobre em mercúrio.
10. Cavala
A cavala encontra-se geralmente nas águas costeiras das regiões frias a temperadas, migrando das águas quentes e pouco profundas durante os meses de verão para as águas mais profundas da plataforma quando o tempo muda. A cavala é considerada um peixe altamente nutritivo, rico em ómega 3 e vitaminas B e D. É bom para o coração e o cérebro e reforça o sistema imunitário.
1. Pastelaria
A cozedura é recomendada para qualquer peixe inteiro que pese entre 2 e 2½ libras, sendo o robalo, o branzino, o pargo ou a dourada considerados os melhores para cozer em sal.
2. Torradas
Grelhar peixe é uma excelente forma de obter um jantar estaladiço de forma relativamente rápida, mas este método é especialmente recomendado para peixes mais gordos ou filetes mais finos, uma vez que têm menos probabilidades de secar. Peixes como o salmão, o alabote do Noroeste do Pacífico ou o bacalhau preto do Pacífico resistem bem ao calor do grelhador.
3. Fritar na frigideira
Fritar peixe na frigideira é uma forma rápida e fácil de preparar um almoço saudável, mantendo o peixe suculento e tenro. Utilize óleo de canola, vegetal, de girassol ou de cártamo para fritar, uma vez que estes óleos têm um ponto de fumo mais elevado e realçam o sabor natural do peixe.
4. Fritura
Para saborear as delícias do fish'n'chips no conforto da sua casa, nada como fritar o peixe. Os melhores peixes para fritar são os magros, brancos e escamosos. O bacalhau, a arinca, a tilápia, o walleye, a perca e o peixe-gato são excelentes opções.
5. Grelhadores
Grelhar peixe é uma forma mais saudável de desfrutar das suas proteínas aquáticas, e um grelhador pode adicionar um elemento fumado ao perfil de sabor do peixe. Os peixes espessos e firmes, como o salmão ou o peixe-espada, são mais adequados para grelhar porque não se desfazem tão facilmente.
6. Caça furtiva
A escalfagem envolve a cozedura lenta de um alimento num líquido a uma temperatura baixa, o que é uma excelente forma de cozinhar peixe. Pode escalfar o peixe em água ou utilizar vinho, caldo, leite ou outros líquidos para lhe dar um sabor extra.
7. Cozedura a vapor
Cozinhar peixe a vapor é um método popular de preparação de alimentos na cultura chinesa. Coloque o peixe sobre um centímetro de água a ferver e cubra-o com uma tampa, e o seu jantar estará pronto em menos de 10 minutos. Peixes como o bacalhau, o halibute, a tilápia, a solha e o pargo são as melhores escolhas para este método de preparação.
8. Vácuo
A cozedura sous vide envolve a selagem a vácuo dos alimentos e a sua imersão num banho de água com temperatura controlada. Os melhores peixes para cozinhar em vácuo são o salmão, o bacalhau, o peixe-espada e a truta.
9. Refogar
O refogado é um processo em duas fases que envolve a cozedura da carne em lume forte antes de a cozinhar lentamente numa pequena quantidade de líquido para a amaciar. O bacalhau, o alabote, o tamboril, o salmão e o pargo são peixes que podem suportar o processo de refogar.
10. Endurecimento
A cura é um processo moroso que conserva a carne através da fumagem e salga de pedaços de carne ou peixe para realçar o sabor e evitar a deterioração. Os peixes gordos como o salmão, a truta, o carapau, a sardinha e a cavala são as melhores opções para a cura, uma vez que têm um teor de óleo mais elevado.